Nacionalismos

Não escondo o meu clubismo, nunca o fiz, apenas vejo com tristeza a forma como isso destrói um patriotismo que deveria ser de todos. Sim, estou hoje a escrever com um amargo de boca.

Não me apraz referir nomes, mas pessoas que hoje pertencem menos ao meu quotidiano demonstram uma sobeja falta de bom senso, de patriotismo. Dão-me provas que se hoje estão mais distantes não deverá ser por uma mera obra do acaso. Mesquinhices, bairrismos, imparcialidade, só demonstram o que esses sujeitos realmente valem enquanto pessoa.

Poderei cometer uma enorme injustiça, que penso não será o caso, mas sendo o futebol um desporto de paixão é um excelente momento para demonstrar o caracter das pessoas. Movendo-me pelas redes socias vejo indivíduos que me surpreendem, não por eu achar que elas valeriam mais que o que realmente valem, apenas porque conseguem descer a um nível mais baixo que o que eu poderia conceber.

A vontade de soltar nomes é gritante, mas o desejo que elas passem por aqui, leiam o meu desabafo e sintam-se imunes a estas críticas ainda se torna mais apetecível. Se me estás a ler não saberás que é para ti que eu falo, nem tens que me dar ouvidos, porque eu sei que te sentes orgulhoso da pessoa que és.

Não pedia a ninguém para torcer pelo meu Benfica, já somos suficientes, não pedia a ninguém para ficar triste do Benfica ter sido eliminado, porque pelo caracter deles nem nós benfiquistas ficamos, agora descer ao nível de gozar com uma equipa que elevou o nome de Portugal, que batalhou de uma forma heróica contra os milhões russos da liga inglesa, com todas as condicionantes que existiram? Isso demonstra uma avareza atroz!

Nunca torci pelo Porto, mas jamais tive a atitude decadente que alguns tiveram após uma eliminação, mais ainda nas circunstâncias em que tudo se passou. Vale-me a palavra dos portistas que são meus amigos, não por obra do acaso, vale a unanimidade dos comentadores desportivos, inclusive do Jogo, um jornal de raízes conhecidas, vale a forma condizente, ao que foi a eliminatória, que é narrada nas capas internacionais e vale mais ainda a minha certeza de que aqueles jogadores deram tudo, superaram-se, para honrar a camisola que vestem.

Sei que estão habituados a textos de outra índole, mas eu necessitava de fazer este desabafo.

4 thoughts on “Nacionalismos

  1. Gosto do teu comentário, sou portista, não o nego e sinto-me orgulhosa disso. Que o benfica jogou bem, é verdade, que merecia ir mais longe, penso que sim, mas não posso concordar com tudo o que dizes. Lembro-me perfeitamente de quando o porto perdeu com o zenit e com o apoel na fase de grupos da liga dos campeões, mas pelos vistos tu não vês esses comentários benfiquistas. Lembro-me recentemente quando o porto perdeu com o city, o comentário que mais foi “ai city pego”, sei o que custa ser eliminado, também sei o custa ser gozado pelos adeptos do clube rival, mas não podes falar apenas para um lado. Como tu dizes “Não escondo o meu clubismo, nunca o fiz, apenas vejo com tristeza a forma como isso destrói um patriotismo que deveria ser de todos. Sim, estou hoje a escrever com um amargo de boca.” Porque não falaste nisto quando os benfiquistas gozaram com Porto?! A história é a mesma, só mudam os clubes e os adeptos… Ontem torci pelo benfica, não digo isto apenas por ser bonito, digo porque é verdade, mas não escondo que fiquei feliz com o golo do Meireles (adoro o meireles desde sempre e tenho pena dele ter ido para chelsea, preferia vê-lo no liverpool) e quando digo golo do meireles quero dizer apenas isso mesmo, pois não fiquei feliz com o golo do chelsea. Para terminar gostava que todos os benfiquistas, sportinguistas e portistas olhassem primeiro para os seus próprios comentários antes de criticarem os comentários dos outros. Boa sorte para Sporting!!

    • Antes de mais gostaria de agradecer o comentário, o enriquecimento do debate. Porque eu pretendo mesmo que isto seja um debate, não um monologo.

      No que se refere ao comentário, não me incluo de forma alguma nas pessoas que considero mesquinhas, podendo isso ser atestado pelos meus amigos portistas, por diversas vezes referi que o resultado do City era injusto e enganador. Assim sendo, sinto-me em pleno direito de expor a minha opinião da forma que aqui fiz.

      Dar-me a umas dores que não são minhas, por mais romântico que seja, para mim será sempre uma hipocrisia. Peço desculpa pela sinceridade. Penso não ter o prazer de conhecer a Sandra, mas acredito que foi esse mesmo sentimento que a fez comentar este meu post de hoje. Sentiu-se injustiçada por já ter sentido o mesmo que eu hoje sinto, assim sendo não duvido que perceberá melhor que qualquer um o que me levou a escrevê-lo. Eu não entrei num joguinho de clubismos, simplesmente escrevi quando o debate se alicerçou no meu clube, quando senti as dores em algo que faz parte de mim, mais ainda por todas as condicionantes que este jogo teve para o meu clube. Mas a crítica, essa vai muito além, não é a clubes ou cores, é a pessoas… e elas são de todos os clubes e de todas as cores!

      Hoje deixo um enorme voto de boa sorte ao Sporting.

      Uma vez mais um muito obrigado pelo comentário, Sandra!

  2. Bom dia,

    Meu amigo…

    Clubismo, partidarismos, religião……leva nos por caminhos onde a razão e o bom senso não impera !!!

    Abraço
    Sandro

    • Plenamente de acordo, amigo! Dentro do nosso país, sem falinhas mansas, eu próprio deixo de me conseguir governar pela razão. Porém, quando falamos fora de portas tento, e penso que consigo, ver além disso, por isso fico tão triste com estas demonstrações de bairrismo. Realço mais uma vez que não são exclusivas de outros clubes que não o meu, ainda assim pela natural circulação das coisas, dói muito mais quando toca aos nossos, por isso escrevi este texto.

      Grande abraço

Deixe uma Resposta

