“Este tempo também ajuda!”

Enviava uma simples sms, preocupada mas simples, quando me dou conta de automaticamente culpar o tempo por algo. Sei porque o fiz! Desde que acordei, esbocei uma fina expressão de dor, que parece que não serei capaz de sair de um entorpecimento absoluto. Sinto que me poderão dar as melhores notícias do mundo, ou o maior enxerto de pancada, que a minha expressão, facial e interior, não irá sofrer transformações. Serei sempre eu, o Ricardo que não chora nem sorri, o Ricardo que está adormecido.

O que o tempo tem que ver com isto? Não sei, não sei mesmo! Lembro-me desde criança, menino, ouvir os meus pais, os meus avós, os meus tios, os meus vizinhos, dizerem: este tempo também ajuda! Ui, não é que ajuda mesmo? Assim tenho a minha anestesia emocional explicada.

De repente, recordei-me de um, dois, três, quatro, ou talvez cinco dias de temporal que estava tão feliz, quanto o tempo cinzento. Como é isto possível? Estaria eu errado ou o tempo, nesta equação de resultado exacto? Seria a chuva lágrimas de um tempo escuro, feio, que não aguenta a cor da minha felicidade?

Caramba, tantas perguntas sem sentido! Acho que o tempo ajuda, sim! Ajuda-nos a não ter necessidade de lutar por um dia mais feliz, pela consciência que existirá um elemento externo, que não controlamos, que arcará com todas as culpas. É nisso que ajuda, no facilitismo de estando desculpados não sentirmos necessidade de batalhar.

Se o sol irromper por entre estas nuvens, acompanhar este calor que nos abafa, com a sua luz, ai não haverá desculpas, teremos que lutar pela felicidade diária.

Deixe uma Resposta

