Salas de espera dos novos (velhos) serviços de urgência!

Suor, cheiro a suor! Com que outra associação poderia começar? De seguida vêm as crianças a passear, traquinar, por entre as pessoas. Os seus ingénuos, bonitos, sorrisos são um raio de luz que ilumina uma sala de adultos calejados e de sorriso fechado, cara séria. Os bancos seguem linhas rectilíneas a completar o branco das paredes. Branco despido de esperança, vestido com uma dormência dormente. Todo este quadro, para vós imaginário, ainda contempla umas vozes pouco cordiais de senhoras e senhores que prontamente vos solicitam os 5 ou 20€ de uma assistência médica, que cada vez mais se torna um luxo.

O João M. abraçado à Mariana Monteiro, o Cristiano Ronaldo a falar do Cristianinho e da Irina, também estão contemplados nesta obra de linhas escuras. Têm o seu espaço na mesa de canto, empilhados em cima de revistas quase com a minha idade e jornais que de actualidade têm apenas a, ainda, existência do papel, onde num tempo passado estiveram impressas notícias relevantes. Num dia abonado pelo resultado de um Benfica – Braga, ainda foi possível ver um João Pereira e um Rui Patrício a discutir a sua vida, num programa intitulado de “Cinco Sentidos”.

Assim se desenham as longas horas, que mesmo sendo somente minutos, nos parecerão sempre uma eternidade. Não, obrigatoriamente, pela gravidade do que nos move a procurar tão sombrio, porém necessário, espaço, mas pela resignação que faz capa da dor e mal-estar, sejam casos graves ou nem tanto. Todo este artifício nos rostos das pessoas torna este espaço muito mais doloroso que qualquer voz pouco simpática do funcionário, qualquer banco cinzento ou parede branca.

Se agora se estiverem a questionar se eu estaria assim tão doente para reparar em tudo isso, eu poderei até responder que vocês nem sabem se realmente eu lá estive ou tudo isto é ficcionado.

Um abraço de bom domingo!

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s