Oh jovem, hoje é o teu dia!

Hoje, 28 de Março, celebra-se o dia nacional e mundial da juventude. Eu, como bom jovem que sou, desconhecia! Sim, ser jovem também é isso… ser distraído! Não, prometo que não volto a falar da minha aversão aos dias simbólicos, místicos!

Mas então qual será a diferença de um jovem no dia de hoje, para um jovem no dia 28 de Março de 1960?

Será apenas uma diferença, aliás várias diferenças, porém todas elas extrínsecas, externas. As melhores e piores gerações desvanecem no que são as envolventes culturais, económicas, financeiras, ambientais, etc, etc, etc! Um jovem será sempre uma essência de mudança. Acredita que pode mudar o mundo sozinho, apenas com um isqueiro no bolso, uma caneta na lapela e um pensamento a viajar. Um jovem, que trabalhe desde os seus  dez anos ou que chegue aos trinta sem nunca o ter feito, terá sempre a sua quota-parte de irresponsabilidade, de insensatez. Ora saudável, ora desajustada, ora enquadrada com o meio que o rodeia, ora à frente do seu tempo, ora libertadora, ora ‘encarceradora’.

Ser jovem é: viver cada derrota, cada dor, como se fosse a maior do mundo; sofrer num abismo de exasperação; acordar no dia seguinte a pensar porquê que que no dia anterior estava tão pesaroso; viver a mil à hora; deixar-se derrotar e conseguir vencer no mesmo segundo; ser puro, experimentar todos os seus sentimentos; ser fiel ao que são os seus ideais, que mudam a cada dez minutos; ser feliz em coisas tão parvas como noites de música alta; ser sonhador, por mais triste que a realidade seja, mantém-se a esperança;

Ser jovem é viver num turbilhão de emoções, sensações, pensamentos, crenças e actos.

Eu sou jovem, o meu pai, o meu avô, a minha mãe e a minha avó já foram jovens. O que nos distingue? Distingue-nos a irreverência que um dia foi deles! Hoje partir num interrail por festivais é uma loucura, no tempo deles foi abolir uma ditadura ao som de Zeca Afonso. Os ideais, os tempos, eram diferentes, mas a fibra, essa era igual e sempre será, porque ser jovem é universal.

Ser jovem é sonhar, é movimentar o mundo á velocidade de um pensamento!

2 thoughts on “Oh jovem, hoje é o teu dia!

    • De acordo. Mas o que os movimenta é a mesma adrenalina, os princípios externos é que se diferenciam bastante. Outrora lutava-se pela liberdade de expressão, hoje luta-se contra a escassez do dinheiro!

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s