Aos 30 anos…

São 13h35, dia 26 de Março de 2012, estou a desfrutar da minha hora de almoço. Sozinho, leio um livro, espreito o resumo dos jogos do fim-de-semana, vejo os raios de sol a entrarem através de uma vitrina, ouço as conversas, as gargalhadas, na esplanada, sinto o nervosismo do novo empregado de mesa e penso onde estarei quando tiver trinta anos.

Trinta anos é uma idade que me intriga. Até completar dezoito anos tinha em mim um anseio, reflectia para comigo que a partir desse dia deixaria de ter que respeitar as ordenações dos meus pais, sem me aperceber que por diversas vezes já o fazia. Chegaram os dezoito, dezanove, vinte anos, tudo estava na mesma. Chegaram os vinte e dois e algo mudou. Comecei a trabalhar. Não era um part-time como há muito tinha, era um emprego a aplicar o que estudei. Não no primeiro, ou segundo dia, alguns meses à frente encetei sentir-me mais adulto, de segunda à sexta. Passei a ver nas pessoas um maior respeito por mim, pura ilusão, fruto da minha imaginação, todos me viam da mesma forma.

Nessa altura os trinta anos começaram a ser um enigma para mim. Onde estarei com trinta anos? Serei mais respeitado? Já me terei tornado definitivamente adulto?

Espero, aos trinta anos, já ter vivido muito mais do que vivi até hoje, acredito já ter conquistado muito mais objectivos, conhecido muito mais cidades, pessoas, experimentado muito mais momentos marcantes, quem sabe residir em outra cidade, ter outro emprego, outras metas e espero, ainda, pensar:

Deve ser aos quarenta! (Que nos tornamos verdadeiramente adultos)

Deixe uma Resposta

