365 Dias Internacionais da Mulher

Este título, o que possivelmente vos trouxe à leitura – numa visão mais romântica, terá sido apenas a vossa curiosidade/gosto pelo que escrevo – não significa mais que a minha falta de apoio à instituição destes dias, datas. Percebo a lógica deles, coaduno com o fim deles, apenas me parecem redutores. Fazem-me crer que existindo um dia, se perde o respeito, se menosprezam os outros 364. Penso que estas datas simbólicas são mais uma imposição, invenção, comercial do que propriamente de fim meritório. Ainda assim louvo todas as mulheres, sem qualquer parâmetro, neste dia. 8 de Março de 2012.

Como poderia ser imune a um momento, o de hoje, em que se celebra o ente mais importante da minha vida? A mulher. Sem as mulheres eu não teria nascido, não seria uma pessoa. Sem a minha mãe eu não estaria aqui, sem a minha avó a minha mãe não estaria aqui, sem a minha bisavó a minha avó não estaria aqui. Faltavam anos, longos anos, para eu nascer e as mulheres, o seguimento delas, já era tão fundamental, crucial, para mim. Sei que o dia é delas, de vocês mulheres que me estão a ler, mas não posso deixar de referir que se nós não vivemos sem vocês, vocês igualmente não vivem sem nós. Em todo este ciclo que apresentei, o meu pai, o meu avô, o meu bisavô, tiveram sempre uma palavra a dizer, um papel igualmente importante, se é que me faço entender.

Eu amo as mulheres. Amo de uma forma abstracta, porque sorrir, sofrer, apoiar, admirar, acarinhar e beijar, isso está reservado apenas às mulheres da minha vida. Mas volto a dizer que amo as mulheres. São um ser belo, têm contornos de corpo delicados, desenhados, mas não é a essa beleza que me refiro. Refiro-me à força superior que elas têm, ao olhar mais espaçoso e amplo, à capacidade de criação e solução de problemas à velocidade da queda de uma folha, ao jeito ternurento de ver filmes, à perspicácia que em muito nos ultrapassa, ao olhar meigo sobre coisas que nos escapam, à importância do detalhe, do ínfimo detalhe, às delicadas inseguranças, medos, às palavras trocadas – um não quase sempre é um sim, um talvez é quase sempre um não -, aos jogos de palavras, induzindo a resposta no sentido oposto ao que pretendem – Não me fica muito bem, pois não? Quando esperam é receber um claro que fica – a forma doce como se mostram indiferentes quando pretendem apenas um carinho, uma palavra elogiosa, a forma majestosa como discutem, se enervam, quando amam, quando amam de verdade. Haverá ser mais sumptuoso, mais belo, mais fascinante, que a mulher?

O combinado, a junção, de todas estas particulares nem sempre é fácil de lidar, mas apaixonante é certamente. Por isso, para finalizar, deixo uma mensagem aos homens:

Cuidem, mimem, apoiem, admirem e amem porque se um dia as perdemos, o que será de nós?

P.S – Não hoje, também hoje. Percebem a diferença?

5 thoughts on “365 Dias Internacionais da Mulher

  1. Fica aqui a razão de ser este o dia internacional da Mulher:
    Neste dia, do ano de 1857, as operárias têxteis de uma fábrica de Nova Iorque entraram em greve, ocupando a fábrica, para reivindicarem a redução de um horário de mais de 16 horas por dia para 10 horas. Estas operárias que, nas suas 16 horas, recebiam menos de um terço do salário dos homens, foram fechadas na fábrica onde, entretanto, se declarara um incêndio, e cerca de 130 mulheres morreram queimadas. Em 1910, numa conferência internacional realizada na Dinamarca, foi decidido, em homenagem àquelas mulheres, comemorar o 8 de Março como “Dia Internacional da Mulher”.

    Mas não é por isso que deixo de ser da mesma opinião que tu que estes dias como o de S. Valentim, Halloween, dia da criança, do pai, da mãe, dia do homem na casa dos 30, dia do homem que tem um blog, etc…
    Embora pretendam simbolizar algo ao fim e ao cabo acabam por ser como o Natal em que ninguém pensa no menino Jesus mas sim nas prendas que vai receber.
    São dias que as pessoas viram mais para o lado comercial do que para o lado sentimental.

    Para além de que não havendo um dia internacional do Homem existe aqui alguma desigualdade, porque pode-se querer interpretar que os restantes 365 deste ano são todos mais favoráveis ao Homem só este por ser especial é que é da Mulher.

    O que aliás e bem referiste é mentira, porque ao fim e ao cabo os dias são todos delas e ai de um gajo se arrebita cachimbo!!!!

  2. Já tinha conhecimento da história do dia da mulher, apenas não me pareceu que seja ela que realmente se deve realçar neste dia. Não acho que seja, não por ela não ser digna de registo, porque o é, acho é que ela nem é conhecida por 90%, talvez mais, das pessoas do mundo, mulheres e homens incluídos. Como eu disse e tu reforçaste acaba por ser mais um dia para beneficio das floristas, que também não acho mal que sobrevivam, só gostava mais é que as flores fossem oferecidas mais vezes, não por imposição, até para elas, floristas, seria mais rentável! Uma nota: refiro floristas no género feminino por associação a loja, não a mulher. Não faria agora o que estou a criticar!

    Quanto ao dia do homem, ele existe desde 1999, é a 19 de Novembro, é apoiado pela ONU, iniciou-se em Trinidad e Tobago, é celebrado em 44 países, no quais se inclui Portugal. Mas não ouves falar muito dele pois não? Porque isso é, mais, uma prova do machismo. Existe um dia para cada género, mas por imposição o da mulher é que é destacado, ela é que precisa de reivindicar pela igualdade.

    Enfim, são datas, valem o que valem!

  3. Obrigado pela informação RAL.
    Já me sinto um homem mais completo agora que voltei a ter um dia dedicado a mim.
    Uma vez que não sou pai, desde que deixei de ser criança pensei que tinha perdido um dia dedicado a mim, agora vi que estava apenas mal informado.

    Quero ver quem me vai dar os parabéns no dia 19 de Novembro eheh!

  4. HOMENAGEM A MULHER!
    Hoje eu quero falar de um ser que aos olhos nos parece tão frágil,
    Tão sensível e ao mesmo tempo tão forte e corajoso.
    Quero falar de um ser que recebeu o dom de dar luz a vida e ainda
    alimentá-la.
    Quero falar desse ser que pelo próprio Deus foi chamada “MULHER “,
    Esculpida do homem para ser companheira, amiga e ajudadora,
    Nos momentos em que o homem ser achar perdido e sozinho.
    Ser aquela que com apenas um sorriso e uma palavra suave trará paz e alegria a toda a uma terra.
    É por este ser que me rendo
    e
    Louvo ao grande criador da vida por sua existência.
    a
    MULHER! Presente celeste;
    Sinônimo de força;
    MULHER, MÃE, AMIGA, COMPANHEIRA e AJUDADORA.
    Que o bom DEUS neste teu dia te cubra de muita paz, saúde e alegria.
    MULHER!
    OBRIGADO POR VOCÊ EXISTIR EM NOSSAS VIDAS.

    Autor:JSP JR.

Deixe uma Resposta

