Ovar e Portugal… e as saudades da sua paz!

Recordo-me com a clareza de uma frase que nunca foi apagada da imensidão da memória: Ainda nós temos sorte que estamos num país pacato e vivemos numa cidadezinha que não acontece nada! – Exclamava há largos anos o meu pai.

Para onde foi então a nossa sorte? O país, amedrontado pela crise, tornou-se ainda acagaçado pela criminalidade que cresce dia após dia. Não falamos de assaltos por oportunismo, como os carteiristas fazem, falamos de assaltos violentos, por pessoas sem escrúpulos e dispostas a tudo. Ourives brutalmente agredidos, transeuntes espancados até à morte, idosos coagidos, crianças raptadas. Onde irá isto parar? Ao Brasil nos seus anos mais negros? Aos países sul-americanos dominados pela droga? Não sei, mas tenho medo!

Resta-me o consolo de viver na cidadezinha onde nada se passa. Ou será que não resta? Depois de sucessivas histórias de casas assaltadas vem a mais confrangedora, a mais assustadora. Ovar hoje acordou com a certeza que aqui também existe maldade, carros e mesmo um camião incendiados por pura malvadez, por puro despeito. Pelo prazer de destruir, de fazer o errado. Com isso conseguiu-se famílias devastadas por mais uma crise, mais uma crise da qual não são culpados, mas que dela terão que se livrar. As réstias de esperança porque batalhamos são postas em causa por imbecis.

Vandalismo num qualquer dicionário deveria trazer idiotice, burrice, ignorância, parvoíce, frustração, entre outras palavras, como sinónimos.

Penso não conhecer as vítimas, deste acto indecifrável para alguém com um mínimo de consciência, ainda assim gostava de deixar uma palavra de apreço a elas.

Advertisements

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s