Mulher empurrada à linha do metro

Em Londres foi reaberta a caça ao homem. Homem esse que sem motivo aparente empurrou uma jovem de 23 anos, que seguia paralela à linha do metro na estação de Leicester Square. A jovem sofreu ferimentos ligeiros e teve alta no próprio dia. Ainda assim a violência da atitude, aparentemente desprovida de razão, é assustadora.

Esta notícia faz-me pensar no mundo em que vivemos. Não me faz ter medo dele, faz-me é olhar de lado para ele. Se um homem só porque teve um devaneio empurrou alguém para linha, o que me poderá acontecer numa das minhas asneiras no trânsito? O que me poderá acontecer numa das minhas noites mais sociáveis? Ou pior ainda, o que as pessoas que não me conhecem poderão pensar de mim quando comigo se cruzam?

Esta última pergunta é talvez a que mais me assusta. Vivemos num mundo que, por actos como este, nos fazem desconfiar de tudo e todos. Contudo não pensamos que a atitude dos outros em relação a nós é idêntica.

Se um dia eu precisar de ajuda por uma avaria no carro o que farão? Provavelmente, nada! Se um dia, com um copo a mais, abraçar alguém só para socializar o que pensarão? Certamente que será: «mais um lunático». Se um dia me cruzar com alguém e tocar nas costas a pedir licença o que farão? Irão meter a mão ao bolso para ver se ainda está a carteira.

Tudo isto é o que me assusta, a consciência que a cada pessoa de quem desconfio, outra está a desconfiar de mim. Não existe uma fórmula, uma medida de estado ou norma europeia que o possa controlar. Estamos condenados a um mundo de olhares de lado, sorrisos amarelos e comentários assim que viramos costas. É triste, mas é verdade!

No entanto, não se dá um ponto sem um nó. Portanto, o melhor que temos a fazer é fortalecer as amizades, se possível aumentá-las, e rodearmo-nos cada vez mais das pessoas que confiamos.

Gregos e troianos? Talvez me dê com os troianos e respeite os gregos, o resto o futuro dirá.

Deixe uma Resposta

