Saudade

No esplendoroso português... saudade!

É um sentimento mundial apenas expresso em larga amplitude por esta palavra portuguesa. Sentir saudade não é o mesmo que sentir falta. Saudade é um sentimento doloroso que comprova a existência de um sentimento bom, puro e belo. “I miss you”. Sentir falta é vazio, é frio, pode ser usado para objectos sem vida. Saudade é ter a certeza que até o menos bom é melhor que a ausência.

Ao longo da minha vida tenho dado ‘pedaços’ de mim a muitas pessoas, como tenho recebido de volta. Muitas dessas pessoas ficaram perdidas em pensamentos longínquos, outras esporadicamente me fazem falta em detalhes, outras estão mesmo esquecidas, mas o certo é que sou feliz porque me rodeio de pessoas que me fazem sofrer. Não, não é contraditório, eu sofro com a saudade de apenas algumas horas distante. O meu pensamento é dominado, o meu coração aquecido e o meu corpo responde com a certeza que está vivo.

Há pessoas que conheço, há pessoas que admiro e há pessoas que amo. Por estas últimas sou feliz a sofrer. A sofrer como prova do sentimento puro que tenho por elas… amor! Amor, em todo o seu esplendor… da amizade, à relação de compromisso!

4 thoughts on “Saudade

  1. =) é difícil explicar saudade, já o tentei várias vezes quando conheço alguém que não é português, e nunca o digo da mesma forma, nunca o explico como gostaria! é algo que para mim não pode ser explicado a 100%, tem que ser vivido! e adoro o nosso português por nunca simples e única palavra “explicar” tão bem um sentimento tão forte como “saudade”!
    gostei da tua interpretação! acho que traduzindo o que disseste para qualquer língua, as pessoas iriam entender bastante bem o que essa misteriosa palavra exclusiva do português quer dizer!

    aproveito este comentário para pedir desculpa pela minha ausência neste espaço! precisava de uns dias com o mínimo de comunicação informatizada possível!, mas isso levou-me a não visitar este espaço que tanto gosto me dá!fica prometida nova assiduidade!, talvez não tão exageradamente “viciante” mas contínua =)

    • Sabes porque é tão difícil explicar “saudade”? Porque não é uma palavra, é um sentimento. Eu não dei uma definição, tentei apenas expor um pouquinho o que sinto quando as saudades se apoderam de mim.

      Fico contente com o teu regresso 🙂 Como vês, na tua ausência, poucos são os que se aventuram a comentar. Obrigado 🙂

      • sim é mesmo isso, mas deve haver uma definição no dicionário, hei-de procurá-la!

        não tens de quê (isto das formalidades…) não critico quem não se aventura, porque todos somos livres nas nossas escolhas, mas penso que quem o lê deveria dar opinião sempre que o assunto lhe transmite algum tipo de sentimento, afinal foi para isso que os blogs foram criados!para que o leitor possa de alguma forma interagir com o autor ou com ideias de outros leitores…!quantas vezes me apeteceu comentar partes ou até mesmo todo um livro ou artigo de jornal?!muitas!! e esses comentários são feito apenas entre amigos, nunca chega ao “alvo” que deveria, o autor! penso que seja importante para ti como autor perceber que tipo de sensações os teus textos transmitem, como é importante para um leitor essa mesma sensação que criaste!logo porque não expô-la?! é só um desabafo!

        grande abraço

  2. É isso mesmo grande Zão! Aliás no último post que fiz, lá para o meio digo isso mesmo. Só não comento em fóruns porque as minhas questões e opiniões não chegariam ao autor e ai não via interesse. No sentido dos blogs faz sentido receber essas respostas. Por isso tento responder a todos os comentários.

    Grande abraço

Deixe uma Resposta

