Primeiro a galinha ou o ovo? … e afins!

milagre? deficiência? oportunidade de negócio? Não faço ideia!

Existe algo em nós que desponta quando somos desafiados. Sentimos o nosso orgulho em jogo e tentamos, por tudo, mante-lo intacto ou até eleva-lo. Este blog, de alguma forma, desponta tudo isso em mim. Não somente pelos desafios que me lançam, mas principalmente pelo que lancei, a mim, ao escrever diariamente para outras pessoas. Digamos que para o meu ego, este blog, até agora, tem sido a minha ‘galinha dos ovos de ouro’. Ui, por falar nisso, vou aceitar mais um desafio: “Primeiro a galinha ou o ovo?”

Essa pergunta, que me foi lançada, desponta logo outra de seguida: A galinha nasce do ovo ou ovo é que nasce da galinha? Oh, esta é a mesma pergunta, só está mais elaborada! Ok, ok, eu paro com o engodo e vou tentar ir directo ao assunto. Vou apresentar as visões, sobre esta pergunta, que me parecem ajustadas a diferentes tipos de pessoas.

Católicos, cristãos, religiosos e afins…


Uns dirão que veio primeiro a galinha. O “nosso criador” lançou o Adão e a Eva, no paraíso, com o fruto proibido e os animais em volta. Porém, acho difícil que a raça da galinha sobrevivesse á era dos Dinossauros. Não é rápida, tem asas mas não voa, tem bico mas nem uns dentitos para trincar qualquer coisa. Não vejo forma de se salvar a esses ‘bichos’ monstruosos do Jurassic Park. Já excluímos uma hipótese. Alias, com a que excluímos, podemos avançar para a certeza que a galinha é um animal recente. Será que nasceu depois da revolução dos cravos? Será que não nasceu de um ovo e sim de algum político? É que eles andam sempre a cacarejar! Eu sei, eu sei, prometi nunca falar de política aqui, mas com este tema não resisti a dar uma ‘bicada’.

Biólogos, cientistas e afins…


Será que foi primeiro o ovo? Será a galinha uma filha deficiente de uma águia ou qualquer outra ave de rapina? Olha, é possível. As águias tinham filhas deficientes e pela falta de formação da altura abandonavam-nas, elas começaram a procriar entre elas (as renegadas) e criaram a raça. Sim, sim, eu pensei nisso. Não se tem só ‘filhas’ deficientes, também se tem ‘filhos’, por isso os galos também andavam ao barulho. De biquito em riste, prontos a dar uma boa ajuda á criação da raça galinha. A fantástica ave que tem asas mas não voa.

Gestores, marketeers, publicitários e afins…


Sensivelmente há 300 anos um senhor imaginou-se a criar uma barraquinha de pipocas, inovou completamente o mercado. Que visionário, mas ele queria ir mais longe. Nas suas negociações com os agricultores percebeu que para o seu negócio ser lucrativo necessitava aumentar a sua capacidade negocial com eles (fornecedores). E pensou, pensou e pensou. Enquanto pensava, só tinha uma certeza. “Só comprando grandes quantidades de milho é que aumento esse poder negocial.” Porém, o seu target (consumidores de pipocas) não iria absorver toda a produção, assim a solução seria entrar em outro segmento de mercado. “Já sei!”. Fechou-se num laboratório e criou uma galinha e um galo, animais que se alimentam de milho. Após milhares de clonagens espalhou-os por diversas casas. Aparecendo de seguida a elucidar que aqueles animais eram um óptimo despertador e que se alimentavam de milho. Tornou-se assim o maior retalhista do Mundo no sector do milho. Potenciou o seu negócio de pipocas e criou um negócio de alimentação de animais. Um empresário de sucesso!

Eu, sem afins…

Não faço a mais pequena ideia, nem nunca desenvolvi uma teoria sobre isso!

2 thoughts on “Primeiro a galinha ou o ovo? … e afins!

  1. ahah não resisti, tinha que comentar…!

    adorei a abordagem ao tema, e as teorias mirabolantes! está cómico, mas ao mesmo tempo leva-nos para a questão fulcral, não há de facto teoria para quem nasceu primeiro…
    lembro perfeitamente de ter esta conversa com um professor de biologia, e ele respondeu-me de forma simples. se estiveres a falar de um ovo, foi ele que nasceu primeiro, porque as aves são evolução dos répteis, que por sua vez já punham ovos! (a questão correcta seria quem nasceu primeiro?o ovo ou o sardão?!?!) agora do ovo específico da galinha, ele disse que apostava na galinha, não vinda de uma águia deficiente, mas numa mutação genética de uma ave gramínia!aí perguntei-lhe, e então a 1ª galinha nasceu de onde?!de um ovo certo? esse ovo era considerado ovo de galinha ou da ave da qual ela sofreu mutação?! não me respondeu, apenas sorriu!

    acho que essa metáfora do ovo e da galinha, só mostra como o ser humano é curioso, e a curiosidade sempre nos fez evoluir como sociedade!

Deixe uma Resposta

